LGPD vai muito além que uma simples adequação a lei.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já é uma realidade, todos os dias somos bombardeados por mensagens na mídia, seja por profissionais gabaritados ou simplesmente pelos “ milagreiros” com soluções mágicas para adequação da LGPD.

Se pararmos para verificar, são sempre os mesmos conteúdos geralmente sobre a famosa multa milionária.

A LGPD vai muito além do que uma simples adequação à lei.

Para empresas de pequeno, médio ou grande porte, a adequação à lei tem que partir da premissa da mudança de consciência em seus fluxos de operações de dados, sejam internos ou externos. Além disso, o gestor tem que buscar sempre a lógica da Cultura da Privacidade

Originando-se do gestor e passando para os colaboradores, a Cultura da Privacidade deve ser encarada como base ou pilar para um efetivo diferencial em seus negócios, pois a partir dessas ações, sejam elas em processos de dados internos ou externos, a empresa parte para um nível maior de qualidade, transparência e, consequentemente, esse processo irá resultar em um impacto positivo na Segurança da Informação e na escolha final do cliente.

Na Europa, as corporações procuram realizar negócios com empresas que estão em conformidade com o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados)  e/ou têm a Cultura da Privacidade em sua política.

No Brasil não será diferente, a partir do exemplo gerado pelas grandes empresas que buscam a Cultura da Privacidade desde o início em seus negócios para conformidade com as empresas europeias, as médias e pequenas empresas do Brasil também terão a responsabilidade de um compliance (conformidade com leis e normas) mais eficaz em negócios e parcerias com empresas de maior porte. 

Com a Cultura da Privacidade inserido no DNA da empresa, existe uma maior facilidade para a introdução dos pilares de um programa de compliance mais eficaz. 

Como exemplo podemos citar a avaliação de riscos ou até mesmo uma resposta para um possível data breach(incidente de segurança), mitigando a multa junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

A mentalidade é de encarar a lei como algo que vem a beneficiar em vários sentidos a sua empresa de pequeno e médio porte.

Saiba que o cliente não terá dúvida em lhe procurar ao perceber que sua empresa se preocupa e busca a segurança dos dados que serão repassados.

Adote como diferencial a Cultura da Privacidade, principalmente em novos projetos, lembrando do Privacy by Design (privacidade desde a concepção) e sempre mantenha a privacidade como um padrão nos fluxos e operações de dados.

Deixe um comentário